sexta-feira, 18 de outubro de 2019

OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CORREÇÃO

A correção da redação ENEM 2019 é baseada em 5 competências. Cada uma delas possui nota de zero a 200 pontos. Sendo assim, vamos conhecê-las:
Competência 01 – domínio da norma culta da língua escrita.
Competência 02 – compreender a proposta apresentada e procurar utilizar conceitos de várias áreas a fim de buscar a resolução ou justificativa a sua tese, dentro das regras de um texto dissertativo-argumentativo.
Competência 03 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 04 – Apresentar conhecimentos linguísticos necessários à formulação de seus argumentos e opiniões.
Competência 05 – Elaborar proposta de solução ao problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Como a redação Enem 2019 segue o modelo argumentativo-dissertativo é preciso que contenha a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.


INTRODUÇÃO

Na introdução o problema é apresentado de forma simplificada, é o primeiro contato do leitor com o problema proposto.
É decisão do aluno, escrever a introdução no início do teste ou no final, uma vez que muitos candidatos acham mais fácil escrever essa parte do texto depois de ter percorrido todo o tema.
É aconselhável que sua introdução não seja muito longa, no máximo quatro linhas e que também conste sua opinião perante o problema apresentado. Algum dado referente ao tema também pode ser apresentado neste momento.

DESENVOLVIMENTO

No desenvolvimento é muito importante que seus argumentos sejam apresentados de forma clara e direta, com riqueza detalhes e principalmente com segurança na defesa de sua opinião. Além disso, é aconselhável que essa parte do texto possua dois parágrafos em média.
Desse modo, fique atento as ideias escolhidas e procure apresentar exemplos de fácil entendimento que justifiquem sua opinião.
Tais exemplos podem estar relacionados a fenômenos da natureza, citações, estudos científicos, pesquisas ou outro tipo de acontecimento. Entretanto, vale lembrar que fatos de sua vida pessoal não são permitidos.

CONCLUSÃO

Se no início do texto foi apresentado um problema, na conclusão obrigatoriamente a solução ao mesmo deve ser apresentada, e esse fato é um dos cinco tópicos avaliados pela comissão avaliadora do INEP. Isso quer dizer que se acaso não for apresentado uma solução, o candidato já perdeu um quinto da nota ou 200 pontos.
Desse modo, tenha muito cuidado ao propor uma solução, para que ela não infrinja outros critérios de avaliação como os direitos humanos.
Já que uma das competências avaliadas na redação Enem 2019 é “Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Portanto quem não atender a esse quesito também perde ponto.
Em outros anos quando essa premissa não era respeitada automaticamente o candidato recebia nota zero na redação. Hoje esse critério não existe mais, contudo é aconselhável respeitar todas as competências.
Por último você tem a opção de colocar ou não título em sua redação, uma vez que ele é opcional. Portanto não perca um tempo precioso com isso. No entanto, se preferir colocar se lembre que ele precisa resumir o que foi apresentado em seu texto, além de ser atrativo.

domingo, 13 de outubro de 2019

Canal do YouTube Cornélio.facilita

Este canal chegou pra auxiliar os alunos com dificuldades nos conteúdos de Matemática, Física e Química.

Produção e direção dos alunos: Ricárcia Vitória, Rita de Cássia, Elifábia e Gabriel Lopes.
Orientação: Professora Caitana.


https://youtu.be/QqKeS7iuriY


quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Dicas de Redação

Como fazer a tese 
O formato de redação escolhido por grande parte dos vestibulares, inclusive o Enem, é a dissertação-argumentativa. Esse gênero textual possibilita que o estudante construa uma tese inicial e defenda diferentes pontos de vista ao longo do texto. Separamos aqui algumas dicas para você construir um bom texto. Confira!


1) Veja o tema de redação e faça uma leitura cuidadosa da prova – Essa é a principal dica e vai influenciar todo o seu desempenho. Leia e releia a proposta e os textos de apoio. Dê uma lida também nas questões da prova. Pode ser que alguma informação ajude no tema da redação. Atenção: essa etapa é essencial para que você não fuja do tema.
2) Elabore o projeto de texto e escolha uma tese – Esse é o momento em que você deve escolher a sua abordagem e os argumentos que usará para defender sua tese. Separe as ideias principais sobre o assunto em um rascunho. Na tese, escolha um tema que você domine para argumentar e expor o seu ponto de vista.
3) Faça a primeira versão do texto – Nessa etapa do rascunho, preocupe-se com o conteúdo e não com a gramática. Foque sua atenção para organizar os argumentos da melhor forma. As ideias devem fazer sentido e devem estar ligadas entre si. Um texto bem amarrado valoriza a sua argumentação e fará com que o corretor não se sinta confuso ao lê-lo.

4) Revise o texto: Agora é hora de corrigir a gramática e encontrar outros errinhos na sua redação. Caso tenha dúvida na grafia de alguma palavra, tente substituir por outra palavra ou expressão. Preste atenção para alguma frase sem sentido ou perdida no texto e avalie se há coerência entre as ideias.

5) Passe o texto a limpo: Finalmente, essa é a última etapa da redação. Por isso a importância de preparar seu texto em um rascunho. Respeite o limite de linhas e não coloque informações fora da área de correção.

Pronto! Agora é só entregar a prova e esperar pelo resultado.



terça-feira, 20 de agosto de 2019

Segunda fase do Modernismo – Prosa Resumo e características

Os autores desse período eram extremamente politizados, então em suas obras eles denunciam a opressão e as coisas erradas da sociedade. Nesse período os escritores também ficaram conhecidos como neo-realistas, porque trazem alguns aspectos do realismo, como romances lineares e análises psicológicas dos personagens.
Como esses escritores denunciavam várias situações políticas, alguns chegaram a ser até mesmo presos, e sofreram muito com isso, refletindo nas obras literárias.

Contexto Histórico da Segunda Fase do Modernismo – Prosa

Como a prosa na segunda fase do modernismo aconteceu no mesmo período que a poesia, seu contexto histórico é mesmo. Então temos a quebra da bolsa de valores de Nova York, a falta de compradores para o café brasileiro (precisando até mesmo queimar café para poder se livrar de tanta produção!), golpe militar no Brasil, com Getúlio Vargas assumindo o poder, e a Segunda Guerra Mundial.

Contexto Histórico da Segunda Fase do Modernismo – Prosa

Rachel de Queiroz

Foi a primeira mulher a entrar na Academia Brasileira de Letras, e sua literatura denunciava os problemas sociais. A principal obra literária dela é “O Quinze”, que fala da seca e do sertanejo. Rachel passou por esse problema, então fala sobre o assunto com propriedade, denunciando a opressão.

EXEMPLO

“E se não fosse uma raiz de mucunã arrancada aqui e além, ou alguma batata-brava que a seca ensina a comer, teriam ficado todos pelo caminho, nessas estradas de barro ruivo, semeado de pedras, por onde eles trotavam trôpegos, se arrastando e gemendo”.

Trecho de O Quinze

Jorge Amado

          Com certeza você já leu ou viu uma obra de Jorge Amado. Isso mesmo! “Viu” porque seus livros já foram adaptados para a TV e o cinema diversas vezes! Capitães da Areia, Tieta do Agreste, A morte e a morte de Quincas Berro D’água, Dona Flor e seus dois maridos, Gabriela Cravo e Canela são alguns exemplos.

O autor tem duas fases. A primeira é mais panfletária, e ele denuncia os problemas sociais, como em Capitães da Areia, que trata sobre meninos pobres da Bahia, que vivem nas ruas.

Na segunda fase Jorge Amado traz questões menos politizadas em sua obra, como crônicas de costumes populares, mas sempre retratando a Bahia. Os personagens dessa fase são mais caricatos, como Gabriela, Dona Flor e Tieta.

EXEMPLO

“Só Gabriela parecia não sentir a caminhada, seus pés como que deslizando pela picada muitas vezes aberta na hora a golpes de facão, na mata virgem. Como se não existissem as pedras, os tocos, os cipós emaranhados. A poeira dos caminhos da caatinga a cobrira tão por completo que era impossível distinguir seus traços. Nos cabelos já não penetrava o pedaço de pente, tanto pó se acumulara. Parecia uma demente perdida nos caminhos. Mas Clemente sabia como ela era deveras e o sabia em cada partícula de seu ser, na ponta dos dedos e na pele do peito. Quando os dois grupos se encontraram, no começo da viagem, a cor do rosto de Gabriela e de suas pernas era ainda visível e os cabelos rolavam sobre o cangote,  espalhando perfume. Ainda agora, através da sujeira a envolvê-la, ele a enxergava como a vira no primeiro dia, encostada numa árvore, o corpo esguio, o rosto sorridente, mordendo uma goiaba.”

Trecho de Gabriela Cravo e Canela

Graciliano Ramos 



Autor de Vidas Secas, que mostra a triste realidade da seca do Nordeste. Importante observar que todos seus personagens são produto do meio em que vivem, fazendo uma grande crítica social. A gramática é bem direta, falando apenas o necessário e que precisa ser dito, sem enrolação.

EXEMPLO

  1. “Fabiano procurou em vão perceber um toque de chocalho. Avizinhou-se da casa, bateu, tentou forçar a porta. Encontrando resistência, penetrou num cercadinho cheio de plantas mortas, rodeou a tapera, alcançou o terreiro do fundo, viu um barreiro vazio, um bosque de catingueiras murchas, um pé de turco e o prolongamento da cerca do curral. Trepou-se no mourão do canto, examinou a catinga, onde avultavam as ossadas e o negrume dos urubus. Desceu, empurrou a porta da cozinha. Voltou desanimado, ficou um instante no copiar, fazendo tenção de hospedar ali a família. Mas chegando aos juazeiros, encontrou os meninos adormecidos e não quis acordá-los. Foi apanhar gravetos, trouxe do chiqueiro das cabras uma braçada de madeira meio roída pelo cupim, arrancou touceiras de macambira, arrumou tudo para a fogueira.”
Trecho de Vidas Secas

José Lins do Rego


Esse autor fala da época do Engenho e da mudança da economia para a indústria. Um dos livros dessa época é “Menino de Engenho”.

Erico Veríssimo


Esse autor, também bastante conhecido, falava do Sul do Brasil e trouxa à tona o elitismo de algumas famílias o local. Alguns livros dessa época são “O Tempo e o Vento” e “Olhai os lírios do campo”
https://youtu.be/qNP-nIrT1PY








 


sexta-feira, 16 de agosto de 2019

               Culminância das Eletivas                 1º Semestre 2019











































ELETIVA: LÍNGUA PORTUGUESA PARA SPAECE 19/11/2024

Nesta aula, você aprenderá...   a localizar informações explícitas em textos verbais e não verbais;   a localizar ideia principal em texto...