Como a redação Enem 2019 segue o modelo argumentativo-dissertativo é preciso que contenha a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.
INTRODUÇÃO
Na introdução o problema é apresentado de forma simplificada, é o primeiro contato do leitor com o problema proposto.
É decisão do aluno, escrever a introdução no início do teste ou no final, uma vez que muitos candidatos acham mais fácil escrever essa parte do texto depois de ter percorrido todo o tema.
É aconselhável que sua introdução não seja muito longa, no máximo quatro linhas e que também conste sua opinião perante o problema apresentado. Algum dado referente ao tema também pode ser apresentado neste momento.
DESENVOLVIMENTO
No desenvolvimento é muito importante que seus argumentos sejam apresentados de forma clara e direta, com riqueza detalhes e principalmente com segurança na defesa de sua opinião. Além disso, é aconselhável que essa parte do texto possua dois parágrafos em média.
Desse modo, fique atento as ideias escolhidas e procure apresentar exemplos de fácil entendimento que justifiquem sua opinião.
Tais exemplos podem estar relacionados a fenômenos da natureza, citações, estudos científicos, pesquisas ou outro tipo de acontecimento. Entretanto, vale lembrar que fatos de sua vida pessoal não são permitidos.
CONCLUSÃO
Se no início do texto foi apresentado um problema, na conclusão obrigatoriamente a solução ao mesmo deve ser apresentada, e esse fato é um dos cinco tópicos avaliados pela comissão avaliadora do INEP. Isso quer dizer que se acaso não for apresentado uma solução, o candidato já perdeu um quinto da nota ou 200 pontos.
Desse modo, tenha muito cuidado ao propor uma solução, para que ela não infrinja outros critérios de avaliação como os direitos humanos.
Já que uma das competências avaliadas na redação Enem 2019 é “Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos”. Portanto quem não atender a esse quesito também perde ponto.
Em outros anos quando essa premissa não era respeitada automaticamente o candidato recebia nota zero na redação. Hoje esse critério não existe mais, contudo é aconselhável respeitar todas as competências.
Por último você tem a opção de colocar ou não título em sua redação, uma vez que ele é opcional. Portanto não perca um tempo precioso com isso. No entanto, se preferir colocar se lembre que ele precisa resumir o que foi apresentado em seu texto, além de ser atrativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário