segunda-feira, 1 de março de 2021

CONTEÚDO DO 1º BIMESTRE - 2º ANO A e B - LITERATURA - ESCOLAS LITERÁRIAS

                              A História da Literatura 


A história da literatura estuda os movimentos literários, artistas e obras de uma determinada época com características gerais de estilo e temáticas comuns, e sua sucessão ao longo do tempo. As histórias da literatura são divididas em grandes movimentos denominados eras, que se dividem em movimentos denominados estilos de época ou escolas literárias. Cada escola literária representa as tendências estético-temáticas das obras literárias produzidas em uma determinada época. 

Trovadorismo: Escritas em galego-português. Os versos eram escritos para serem cantados, por isso, dá-se o nome de cantigas à produção literária dessa época. As cantigas são subdivididas em Cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de mal-dizer. 

Humanismo Teatro: em poesia, versa sobre assuntos profanos ou religiosos; carpintaria teatral rudimentar; ausência de regras; sem unidade de ação, tempo e espaço. Aspectos críticos de uma sociedade em transição. 

Classicismo Quinhentismo: Valorização do homem (antropocentrismo); paganismo (maravilhoso pagão); superioridade do homem sobre a natureza; objetividade; racionalismo; universalidade; saber concreto em detrimento do abstrato; retomada dos valores greco-romanos; rigor métrico, rímico e estrófico: equilíbrio e harmonia. 


Barroco: Arte dos contrastes, homem em conflito. Uso de recursos estilísticos hipérbato, hipérbole, metáforas e antíteses. Contra-reforma. Arcadismo Arte do equilíbrio e harmonia; busca do racional, do verdadeiro e da natureza; retorno às concepções de beleza do Renascimento; poesia objetiva e descritiva; áureas mediocritas: o objetivo arcádico de uma vida serena e bucólica; pastoralismo; valorização da mitologia; técnica da simplicidade. Literatura linear e regrada: inutilia truncat (cortar o inútil). Carpe diem, que também é um lema árcade, significa colher o dia (ou viver o agora). 
Romantismo


1ª Geração: nacionalismo, ufanismo, natureza, religião, indianismo/medievalismo. 
2ª Geração: mal do século, evasão, solidão, profundo pessimismo, anseio da morte. 
3ª Geração: condoreirismo, liberdade, oratória de reivindicação, transição para o Parnasianismo, literatura social e engajada.Geral: imaginação, fantasia, sonho, idealização, sonoridade, simplicidade, subjetivismo, sintaxe emotiva, liberdade criadora. 

Realismo/ Parnasianismo/ Naturalismo Realismo: preocupação com a verdade exata, observação e análise, personagens tipificadas, preferência pelas camadas altas da sociedade. Objetividade. Descrições pormenorizadas. Linguagem correta, no entanto é mais próxima da natural, maior interesse pela caracterização que pela ação – tese documental. 

Naturalismo: visão determinista do homem (animal, presa de forças fatais e superiores – meio, herança genética, fisiologia, momento). Tendência para análise dos deslizes de personalidade. Deturpações psíquicas e físicas. Preferência pela classe operária. Patologia social: miséria, adultério, criminalidade, etc – tese experimental. Parnasianismo: arte pela arte, objetividade, poesia descritiva, versos impassíveis, exatidão e economia de imagens e metáforas, poesia técnica e formal, retomada de valores clássicos, apego à mitologia greco-romana.Podemos dizer que o parnasianismo é a produção poética presente na período do realismo. 

Simbolismo Simbolismo: reação contra o positivismo, o Naturalismo e o Parnasianismo; individualismo, subjetivismo psicológico, atitude irracional e mística, respeito pela música, atitude irracional e mística, respeito pela música, cor, luz; procura das possibilidades do léxico. Uso da sinestesia. Pré-Modernismo

Pré-Modernismo: tendência das primeiras décadas do século XX, sentido mais crítico, fixando diferentes facetas da realidade social, política ou alterações na paisagem e cor local. 

Modernismo: Iniciou em 1922, como um processo de ruptura, inspirado pelas vanguardas europeias teve como marco a semana de arte moderna de 22. 

Primeira geração (1922-1930): Reconstrução da cultura brasileira com bases nacionais. Movimento Pau-Brasil, Verde-Amarelismo (ou escola da Anta) e Antropofagismo. 

Segunda geração ou Geração de 30 (1930-1945): Denúncia social, neorrealismo e prosa regionalista. 

Terceira geração ou Geração de 45 (1945-1978): Literatura intimista, introspectiva. Pós-modernismo Momento contemporâneo ou a partir da geração de 45. Ruptura, ecletismo, utilização da intertextualidade, texto fragmentado.

Pós-modernismo: Momento contemporâneo ou a partir da geração de 45. Ruptura, ecletismo, utilização da intertextualidade, texto fragmentado.

                                            


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ELETIVA: LÍNGUA PORTUGUESA PARA SPAECE 19/11/2024

Nesta aula, você aprenderá...   a localizar informações explícitas em textos verbais e não verbais;   a localizar ideia principal em texto...