sexta-feira, 17 de abril de 2020

Aula de Redação - Como interpretar e compreender os textos motivadores da proposta de Redação do ENEM

                            

Como interpretar e compreender os textos motivadores da redação?


Interpretar e compreender os textos motivadores são dois passos fundamentais para que você possa redigir sua redação com excelência, percorrendo um caminho que está, de fato, alinhado ao tema proposto.
Primeiramente, vamos diferenciar as habilidades de interpretar e compreender.

Quando lemos um texto, nossa primeira tarefa é a de compreender. Na fase da compreensão, compreendemos as informações que estão no texto, sem nenhum juízo ou interpretação sobre a situação. É um reconhecimento da informação.

Níveis de leitura

Para que você consiga fazer uma compreensão e um a interpretação adequadas, é muito importante ler os textos motivadores em mais de um nível, já que a cada leitura novas informações são assimiladas.

Ao término da primeira leitura (primeiro nível), você precisa ser capaz de responder às seguintes perguntas:

– O tema do texto é? (lembrando que tema e título são coisas diferentes, hein…);
– A ideia central do texto é?
– As palavras-chave do texto são?

Como você pode perceber, o primeiro nível da leitura está relacionado à compreensão do tema central.

Já ao fim da segunda leitura, é necessário reconhecer alguns marcadores textuais, que podem, inclusive, serem sublinhados. Os principais marcadores textuais são:

Modos verbais: O texto usa o indicativo- para atribuir firmeza às ideias/ subjuntivo- para criar hipóteses e possibilidades/ imperativo- para enfatizar ordens ou sugestões que não podem ser desprezadas?

– Adjetivos: As orações são marcadas por muitos adjetivos ou não? Há frases com mais adjetivos do que outras? Qual seria a razão disso? O autor do texto faz questão de detalhar características? Com que finalidade?

– Advérbios de negação ou afirmação: Em que momento eles aparecem? Por que a necessidade de negar ou afirmar com tanta ênfase determinada ideia? Há gradação nos advérbios (por exemplo: não, de jeito nenhum, jamais)?

– Conjunções adversativas: Quando há conjunções adversativas numa oração, precisamos prestar bastante atenção, pois a informação que vem após o “mas, porém, todavia, entretanto” é mais relevante do que o que veio anteriormente. É só observar a frase: “Eu gosto de você, mas só como amigo.”

– Sinais de pontuação: O autor usa muitas vírgulas? Por que há essa necessidade de separar tanto as ideias? Usa pontos de exclamação? Qual efeito a escolha dá ao período?

Apenas com o levantamento desses pontos (que estão todos dados no texto, é só você observá-los), você já terá uma boa gama de informações para entender melhor o que o texto diz.

Tipos de texto

Os textos motivadores do ENEM ou de um vestibular podem ser de vários tipos, mas há aqueles mais comuns e são sobre esses que vamos dar dicas de interpretação e compreensão.

– Matérias jornalísticas/ Reportagens

Um dos tipos mais comuns de textos motivadores são as matérias jornalísticas. Para que haja maior entendimento sobre elas, analise:

– O que acontece?
– Com quem acontece?
– Onde acontece?
– Como a situação acontece?
– Como a situação acaba?

Note que todas as questões acima estão na esfera da compreensão, pois as respostas estarão explicitamente no texto.
Em caso de matérias jornalísticas, você precisa tomar um cuidado especial com duas perguntas:

– Por que acontece a situação (motivo)?
– Para que acontece a situação (finalidade)?

Podemos encontrar essas respostas tanto dentro do texto, sendo assim do âmbito da compreensão, como também podemos interpretar outras informações a fim de chegarmos à resposta, usando assim a esfera da interpretação.

– Gráficos

Os gráficos também são muito usados como textos motivadores, uma vez que eles possibilitam uma leitura mais ágil das informações.
Viu um gráfico como texto motivador de sua redação? Então é hora de observar:

– O título;
– As informações na horizontal;
– As informações na vertical;
– A forma como os índices foram representados (colunas, fatias etc.);
– O uso de cores diferentes (caso haja);
– A fonte da qual as informações foram coletadas.

Após compreender os dados iniciais, reflita em mais duas questões:

– Por que usar um gráfico para falar sobre esse assunto?
– Por que essa fonte foi a escolhida?

Bons Estudos!     #fiqueemcasa     #nãosãoférias 



quinta-feira, 2 de abril de 2020

Atividade sobre o uso dos verbos em diversos contextos de comunicação 2º ANO

ATIVIDADE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA – ESTUDO DOMICILIAR 1º ANO A, B, C

Atividade de Arte 1º Ano A e B - 1º Bimestre – Imagem e Poder


EEMTI Cornélio Diógenes 

Atividade de Arte 1º Ano A e B

1º Bimestre – Imagem e Poder

Arte como subversão na década de 1960




1. De 1964 até 1985, o Brasil passou por um momento histórico marcado por governos ditatoriais. Entre outras características, o regime militar no Brasil simbolizou restrição das liberdades individuais e a repressão a diversas formas de expressão, inclusive artísticas, por meio da censura.

( ) Certo
( ) Errado

2. Identifique a forma de expressão e quais artistas eram reprimidos por meio da censura:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. De acordo com o fragmento de texto acima, responda como Cildo Meireles usou a Série Inserções em circuitos ideológicos (1948)?_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. Você acha que a relação entre arte e poder seja como forma de exaltação ou subversão é atual? Justifique sua resposta.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. Em jornais e revistas por exemplo, é possível perceber que esses materiais possuem uma organização interna que reveste os anúncios publicitários e reportagens.
Como você compreende a utilização de imagens feitas por essas duas formas de comunicação? Diferencie uma imagem veiculada em uma propaganda é uma imagem que faz parte de uma reportagem.



______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ELETIVA: LÍNGUA PORTUGUESA PARA SPAECE 19/11/2024

Nesta aula, você aprenderá...   a localizar informações explícitas em textos verbais e não verbais;   a localizar ideia principal em texto...